sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Família Feitoza (da vó Júlia Alves Feitoza (in memoriam


Origem no Brasil

Os Feitosas descendem de João Alves Feitosa, um português que, nos primórdios do século XVII, estabeleceu-se como sesmeiro perto de Penedo, na foz do rio São Francisco. Ele procedia da povoação de Feitosa, da Freguesia do Minho, Comarca e Concelho de Ponte de Lima, Portugal.

Seus filhos Lorenço e Francisco enveredaram pelo interior da capitania, e foram parar num vale onde viviam algumas tribos índigenas, e onde o homem branco ainda não tinha pisado. Esse lugar é o Vale do Inhamuns no Ceará.

A famíla cresceu, e por muito tempo foi uma das mais poderosas e influentes famílias do nordeste brasileiro.

 

 

Leia mais: http://www.feitosa.com.br/

Ligações com os Alencar

João Francisco de Alencar Rego cc Maria Josefina Alves Feitosa, filha do pioneiro de Assaré, Lourenço Alves Feitosa.

http://www.casadatorre.org.br/alencar.htm

Os Alencar, assim como os Carvalho, em decorrencia também os Alves Feitosa, estiverem presentes na mesma região do Pajeu, e adquiriram terras da Casa da Torre.
"
Leonel fundara a Fazenda Várzea Grande, e que posteriormente, por ocasião do casamento de seu filho ele fundara a Fazenda Caiçara. Viviam da indústria agrícola e principalmente da pecuária de Gado Vacum. Estas terras seriam arrendadas à "Casa da Torre". Leonel pagava por esse arrendamento, conforme documentos ainda hoje existentes:
"Recebi do Tenente-coronel Leonel de Alencar Rego onze mil e duzentos e oitenta réis a conta de arrendamento do sítio Caysara por ordem que lhe apresentei do Sr. Coronel Francisco Dias D’Ávila, e para sua clareza lhe passei este por mim feito e assinado. – Ass. Domingos Pereira da Silva"*
"Em vinte e seis de julho de mil setecentos e quarenta e dois, recebi do Tenente-coronel Leonel de Alencar Rego, um cavalo e quinze mil réis, a conta da renda da Casa do Coronel Francisco Dias D’Ávila, por ordem que tenho do dito Senhor Coronel e assim dois mil e duzentos e quarenta réis de comestivo e por haver recebido lhe passei este por mim feito e assinado. Ass. Domingos Pereira da Silva."*
* Os originais se encontram no Cartório do Tabelião José Sinhô de Oliveira de Bodocó, Pernambuco, anexados aos autos de demarcação da Fazenda Caiçara, com Barrigudinha, fls 74 e 74 verso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário