sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

abobrinhas ii

 Te amo, te amo
ah! Como sou maluco por ti
como tenho saudades de você!
Volta pra mim…

-um momento raro em minha vida é o de dar gargalhadas de felicidades. Uma coisa que eu percebo é que facilmente as pessoas me fazem de bobo, de palhaço, e me chamam de otário. Dificilmente também eu recebo um abraço. Sou mais fácil eu receber uns xingos. Na menor pergunta me respondem aos gritos e palavrões. Seria uma briga fútil você lutar pelo seu espaço e pela sua individualidade. Realmente a vida e as oportunidades passam e você logo se vê com o prejuízo. As perdas sempre são maiores, e mesmo se você aproveita alguma oportunidade, por nada, por nada acontecem coisas que te fazem desistir ou lamentar. Tempo de pensar… São segundos em que você talvez tenha de falar uma única palavra, sim ou não. Não sei se é orgulho ferido… Orgulho tolo… Vaidade ou desencanto pessoal. Às vezes só em v. pedir uma opinião, a pessoa já faz daquilo uma afirmação, te poda ou te manda… OS risos das pessoas enquanto v. se encontra em aflição fazem aumentar ainda mais a sua ira. Uma amizade sincera e duradoura, que não se desmanche na primeira mudança de informação, que seja responsável para agüentar frustrações. Ah… É raro hoje em dia. Mesmo a relação pai e filho são difíceis. Ou o pai quer manter a sua autoridade, ou o filho insiste em derrubar… Sem mais nem menos… Coisa difícil carinho de pai e filho…Na certa interesses machistas se confrontam, talvez mesmo no inconsciente… E frontalmente na vida diuturna. Todos dizem que não têm medo de nada, mas o medo é de perder a sua confortável situação, mesmo há quem duvide, mas é normal, qualquer pessoa esclarece as dúvidas de seu filho, a própria vida ensina… Pai, pai//// coração de pai, mais fácil elogiar coração de mãe… Pai é meio canibal está sempre lembrando o que fez e não teve retorno, mas isso é coisa difícil de acontecer mesmo. Ele sempre tem direito, v. não faz mal e mal sua obrigação, e a deles? A sensação é sempre aquela fase gostosa – que você esperneia, chora e consegue as coisas – não por mérito – mas apenas para parar de encher a paciência, para evitar um escândalo maior… Sempre um doce, uma chupeta, um aperto de mão… E as coisas vão ficando sem resolver, sem o bom senso, sem a paz e a amizade leal daquele que nada mais é do que início e fim.
Assim te anunciarei as coisas do meu coração e ficarás por dentro da minha intimidade… Tu me contarás segredos e eu te confidenciarei minha alma… Não me julgues fui assim e sou assim. Desde a eternidade Deus é um puro espírito, e nós homens queremos dominar nosso contato com ele… Mas ele domina e impera, ele é o sumo ser, no qual não há impureza, mas sua pura luz brilha sobre nós, e quanto mais nos aproximarmos dele, mais nosso espírito se incandesce.Queria ser como a mosca… Viver apenas 24 horas por dia. E começar tudo de novo no outro dia. Mas a bagagem de cada 24 horas que as moscas levam nas patas é bastante suja. Assim como nossos pensamentos. O viver de um dia analisado e pesado daria chance para continuar no outro dia, vale a experiência, análise, o estudo a maneira de ver. Quem pode afirmar com certeza qualquer coisa, repeti-la para sempre, mesmo em diferentes situações? Quem pode ser imutável? Tenho notado que a pessoa tem para si certas verdades, repetem essas verdades em chavões, como se fossem discos gravados, mas, analisando-se os fatos, o que elas produzem, nem sempre correspondem às declarações do que realizam. O que idealizam e o que fazem. Ocupam lugares, nunca certos e de direito real. Quantas vezes usurpamos o direito dos outros quando temos a oportunidade de mandar. Se bem que não dá sempre para se determinar o que é certo, o lugar certo… O bom senso… Onde as coisas sempre certas, ocorrem em lugares incertos…O que pensamos em fazer, mas na hora sai tudo diferente. Planejamos tanto e na hora fazemos qualquer coisa… O momento, o fato planejado, nem sempre ocorre da maneira planejada… Há sempre imprevistos… Temos que ter a coragem e muita firmeza para executar tudo dentro do plano, esperteza para não deixar vazar nada antes que possa influir, chance de acontecer às coisas de acordo com o previsto, ter permanência na execução, força moral e base moral, preenchimento de todos os requisitos adequados ao momento. Do saber agir firme e acertadamente sem ferir nem magoar as pessoas queridas/ Duro é não poder lamentar o monte de bobagens feitos num dia de relaxamento, ou um monte de bobagens que seremos obrigados a reparar diante dos direitos dos outros envolvidos. Mesmo diante da nossa consciência que nos acusa e nos relembra os fatos. Ainda quando essa possibilidade existe, e bom. É bom poder reparar, concertar, ajeitar… Consolar e acariciar, pedir ajuda e reatar. O que não dá para encarar é a falta de coerência do peso moral de quem dita as regras e não tem as atitudes condizentes… O peso moral do futuro e suas conseqüências… Muitas vezes vale mais o peso dos princípios que se baseiam nas necessidades humanas.Sempre que se cria uma regra é porque alguma coisa já foi feita errada… Sempre nos encoraja e anima o fato de levar vantagem, em seguir a regra ao nosso modo, ou poder ditar a regra que nos favorece, ou que melhor nos agrada. .O pequeno ditador se manifesta dentro de nós. Mas se temos que nos subjugar às regras dos demais, aí que a coisa pega, estaremos seguindo as regras dos outros… O comunitário estará sobrepujando o individual… O bem da coletividade está superando o individualismo. A prática é sempre um pouco deferente do uso e costume. O velho ditado sempre prevalece, todo mundo faz assim, assim faremos… Mas, onde está a sinceridade e o prazer do novo? Muitos desconhecem a verdade, são ignorantes ou ingênuos. Ou se fazem de bobos, ou ficam em cima do muro espiando pra ver acontecer, a expectativa do ser diferente, mas quem desce do muro para colaborar, ou fica quietinho sem dar palpite ruim? Muitos não admitem que não tem o conhecimento lento da verdade, acham que o que já sabem é suficiente. Nem sempre sabemos que estamos sendo enganados, lesados, perdendo alguma coisa… Temos a certeza de sermos os bons. É bom se prevenir com essas atitudes de alheamento para não cair do cavalo de repente. Às vezes é melhor ficar com um cavalo que você já conhece os defeitos, menos veloz, mas do seu tipo, do que pegar um cavalo novo, melhor, mas que você vai ter dificuldades em deixa-lo do jeito que você gosta de montar. Ou pegar um com defeitos piores, e que não aprenda nada… É difícil a tarefa de educar… E o que vale é se sas suas ansiedades e expectativas, se as pastagens que seus cavalos vão pastar serão sempre verdejantes, viver bem e sempre melhor, importa muito.A vida tem coisas maravilhosas e novidades que não podemos deixar passar. Vale a pena! Parte da vida é sempre inverno, não se pode mudar… Mas se podemos ir para alguns lugares onde há primavera ou palha, outros complementos, podemos tornar o pasto seco em lago útil. A realidade é sempre uma coisa que pode ser novidade e completa. O verde da manhã sempre faz bem… O florescer da planta significa que novos frutos virão, novas alegrias. Novos amores! Sempre que pudermos estar juntos das pessoas que amamos e que nos amam, participar juntos… Dê no quer… Pinte o que vier… O amanhã ir sempre dono de uma verdade que pode ser mudada ou realizada de forma melhor… Conte comigo sempre que eu puder, do jeito duro e cru que às vezes sou, mas sou eu, ainda vivo, muitas vezes falso, com minhas mancadas, arranjando um jeito de enfeitar a vida de encher de fantasia, mas, mesmo que às vezes não pareça, luto pelos meus, não deixo de ir a luta, mesmo se não vou a todas, nada me importa a verdade de pessoas que são mesmo imbecis, ou que eu as considero assim, tento substituir por pessoas realmente dignas e capazes de amar, compreender, dar impulsos, valorizar… Pessoas capazes de participar e orientar adequadamente. Saber e atuar. Nesta hora que o invisível se faz presente, concentra o teu pensamento no bem, desliga-te das preocupações e ora comigo. Pai envia tua luz, e forças para dirigir esta situação. Eu confio, pai, que estás presente comigo e dás vida aos meus projetos. Senhor, meus projetos são de acordo com as tuas leis, vivo segundo os teus mandamentos, ajuda-me, pois segundo as tuas promessas, vem comigo dá-me a tua mão. O êxtase faz parte de todas as religiões o Deus presente (El Cham), mesmo para os xamaistas, homens videntes, magos, são originários da própria religiosidade oriental. Nem sempre podemos ocidentalizar todas as coisas, devemos respeitar certos aspectos culturais. O misticismo faz parte da religião, seu exagero é que traz sérias conseqüências… Nunca devemos mudar regras, leis, mandamentos em favor de ações impelidas por misticismos. Mas a mística deve nos aprofundar nas verdades e mandamentos bons, mesmo, sem ferir regras, sem acentuar desatinos, principalmente quando prejudicam crianças, adolescentes, mulheres, velhos, os mais fracos. Adormece embevecida do cristão a mente, sacia-se em fantasias de amor a Cristo, mas não pode esquecer que O Cristo é seu irmão. Derrama-se em lágrimas e o pranto seco. Mas sempre aparece alguém para aliviar e acariciar, enxugar as lágrimas. Transforma o seu coração e o da gente e impulsiona o agir da mente em nobreza de alma e nova inspiração. Muda ao seu redor, nova vida recomeça. A fé vem do viver em comunhão com a santidade e o espírito de novidade. Floresce no espaço o resultado de sua dor, mas recomeça no amanhã o cultivo de uma nova flor. Toda intriga desfaz com seu amor, com a conversa, com a renovação interior. Suas preces sobem e descem pelos seus caminhos diante do Deus infinito e diante da humanidade carente. Quando seus joelhos se dobram para Deus procuram soluções para todos os problemas. Como um pássaro que voa longe, nosso pensamento visita os mundos reais e imaginários. Seu pensamento corre como alento para saciar os famintos que não sabem voar como os pássaros Sua estrada é a estrada da paz, conduz o bem-querer deste a planície até ao monte. O vento leva suas palavras partas os corações apaixonados que buscam o prazer da realização Sua força de vontade as transforma em atos, o agir renova os fatos, reforça a iniciativa, cria vida. Desde a hora que dorme e até a que acorda, sua oração conduz os fatos, a vitória é sua, deus concorda. Não sou tão forte, leve é o meu pensar. Mas de lá eu tiro as decisões firmes que transformam. Frágil o meu viver, meu atuar.Deve sempre ser compartilhado e renovado. Mas no sonho, uma luz forte.Enche a nossa fantasia. O amanha espera que sejamos novos e fortes. Enche de alegria todo o meu ser, transborda minha alma, encanta o meu ser, enche-me de energia. Muda minha vida, anuncia com amor a minha sorte. Transpassa a nuvem e reencontra a paz. .
Comunicação e linguagem são fatores importantes partas se obter sucesso… O êxtase utiliza línguas estranhas. O animal tem seu tipo de linguagem, ora os espíritos também têm o seu… Nada a ver, mas agora vou contar uma história que aconteceu comigo e m amigo meu muito sincero e muito leal… Fomos ao pomar e enchemos as blusas de lima da pérsia… Abrimos um buraco no bosque e enterramos as laranjas… Não sei se ele voltou ao local… Eu nunca mais soube das laranjas… Nosso grupinho havia descoberto uma bananeira que as bananas mesmo verdes de casca, eram maduras… Eles queriam fazer seva para caçar sabiá… Eu e meu amigo comíamos as bananas… Fizeram uma reunião no grupo para expulsar-me… Só ele votou contra, mas a maioria venceu… Então na hora eu fiquei muito zangado, depois eu me vinguei, peguei uma abelha pelas asas e coloquei o ferrão no pescoço do líder… Ele saiu correndo da fila… Nunca conseguiu se vingar… O infinito bate à porta dos mortais Nada lhes diz sobre o momento, jamais, Tudo depende dele dizer sim ou não a toda hora Se muitas vezes disse não, diz sim agora. Adiar um sim firme, calcar um não, duro e verdadeiro, Um não que magoa, mas define a vida. Supera a dor, muda os rumos, sara a ferida. …DE GCB/63/64… Li há alguns meses a historia das abelhas, que me fez relembrar o colega J F, que mora lá em Juquiá. Por motivos de problemas com o meu e-mail, só agora queria voltarão assunto, para acrescentar que naquele dia comemos filhotes de coelhos, que morreram por causa das picadas das abelhas. O interessante é que também o F.J. estava tranqüilo na fila, quando eu peguei uma abelha (já contei essa história, junto com o caso das laranjas lima) pelas asas e coloquei no seu gordo pescocinho. Foi aquele corre-corre, e depôs ele queria me pegar, mas nunca conseguiu. Soube que ele é professor de geografia lá em Santos. Até agora não li nenhuma explicação por que falávamos a palavra quiabo quando ia começar ou terminar o retiro espiritual… Bons tempos aqueles. AH!… O Heleno comentou outro dia que eu era um cearense de olhos verdes. Quase ele acertou. Eu sou sergipano, a não ser que haja outro G. ele também foi vítima de minhas brincadeiras, quando num roda-roda lhe acertei o rosto. Tam’bem correu muito atrás de mim, mas O.meu amigo grandão, sempre me defendia… Abraços para todos. (apud – echus do ibaté. Maio/junho 2002) viver nas nuvens ou sob as nuvens

Nenhum comentário:

Postar um comentário