segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Reino das Astúrias

http://saber.sapo.pt/wiki/Imagem:Pen%C3%ADnsula_ib%C3%A9rica_750.svg

Leia o texto completo no link acima

O Reino das Astúrias foi a primeira região da Península Ibérica que se libertou do domínio dos Mouros aquando da invasão por estes da Península Ibérica. Protegidos por uma imponente cadeia montanhosa, os cristãos que escaparam à conversão islâmica imposta pela invasão dos Mouros refugiaram-se naquele pequeno território do norte da península, a partir do qual dariam início ao processo de Reconquista Cristã, inicialmente mediante pequenas escaramuças, até aos confrontos directos com os estandartes dos vários reinos cristãos que se foram formando.
Foi, portanto, a primeira entidade política cristã estabelecida na península depois da capitulação do Reino Visigodo de Toledo, na sequência da morte de Rodrigo, último rei visigodo, na batalha de Guadalete. A designação de Reino das Astúrias foi inicialmente ostentada por Pelágio das Astúrias. A partir deste pequeno território, surgiram os reinos de Castela, Leão (de onde derivou mais tarde o Condado Portucalense e, subsequentemente, Portugal), Navarra, e Aragão.


Não podemos ignorar as influencias dos árabes na peninsula ibérica. Veja no mapa a proximidade com o Porto, Coimbra, terras de um ramos de nossos ancestrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário