sábado, 11 de janeiro de 2014

CRISTÃOS NOVOS E JUDEUS EM PENEDO AL

ARTIGOS SOBRE A SINAGOGA EM PENEDO/AL _ RIO SÃO FRANCISCO

Isaac Meneses

Sinagoga em Penedo

Ariadne Quintella*
Nem só de política e economia vive o homem – a cultura também é importante para que tenhamos uma visão do mundo e, assim, passemos a entender por que as coisas acontecem. Com essa idéia, a escritora Tânia Kaufman, mestra em Antropologia e História, começou a pesquisar, passo a passo, a presença judaica por nossa região. E foi assim que chegou à conclusão de que o Nordeste brasileiro é judaico, tanto nos hábitos, como nos costumes e na alimentação. Por sinal, 80% da migração de Portugal, no século XVI, foram de cristãos novos.

Não satisfeita continuou a busca histórico-documental, um trabalho até certo ponto também sentimental porque mexe com as próprias raízes da escritora, até descobrir, entre referências feitas por outros escritores e quatro engenhos pertencentes a judeus e criação de gado, que na terra nova os judeus se movimentavam numa diversidade de atividades econômicas. E, sendo um espaço religioso o catalisador da vida das comunidades, ali, em Penedo, Alagoas, funcionou uma sinagoga durante a ocupação flamenga.
Segundo Tânia Kaufman, é costume nas comunidades judaicas buscarem nos locais mais próximos um ponto para as principais celebrações religiosas e culturais do judaísmo. Também há referência à casa onde havia os "livros proibidos", o que é uma clara referência ao local onde se praticava o judaísmo.
À época, tal denúncia apontava a casa de um judeu chamado Samuel Israel que possivelmente era o rabino da sinagoga situada aos pés do Forte Maurício.
No relatório final, por ela entregue ao Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico Nacional de Alagoas, a escritora afirma que há indícios suficientes para aprofundamento das investigações históricas e arqueológicas. Agora, ela aguarda a convocação oficial para identificação do local, juntamente com um grupo de rabinos, seguida da prospecção arqueológica, como ocorreu com a Sinagoga da Rua do Bom Jesus, no Recife. 

4 comentários:

  1. Estou tentando desenvolver um projeto de mestrado sobre os cristãos novos em Alagoas. Gostaria de obter algum tipo de contato com a pessoa que fez essa pesquisa em Penedo. Se possível.

    ResponderExcluir
  2. Meu número é o (82) 91530423. Meu email mvmille.nascimento@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Meu número é o (82) 91530423. Meu email mvmille.nascimento@gmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Estou tentando desenvolver um projeto de mestrado sobre os cristãos novos em Alagoas. Gostaria de obter algum tipo de contato com a pessoa que fez essa pesquisa em Penedo. Se possível.

    ResponderExcluir